Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Geraldo Leite palestra sobre vida e obra de Dival Pitombo




A vida e a obra de Dival da Silva Pitombo foi o tema da terceira sessão pública da Academia de Educação de Feira de Santana, com palestra proferida pelo acadêmico Geraldo Leite (fotos, divulgação), no Instituto de Educação Gastão Guimarães, na quinta-feira passada, dia 25 de setembro.
Um público de aproximadamente 150 pessoas assistiu a um verdadeiro documentário contendo lembranças agradáveis, acontecimentos, fatos e até episódios inusitados envolvendo a trajetória de Dival Pitombo em sua ânsia de inserir um novo cenário em Feira de Santana, algo além do progresso econômico, o cenário da arte e da cultura.
Apresentando um conteúdo rico em detalhes, intercalado com músicas eruditas, clássicas e também do folclore brasileiro, Geraldo Leite destacou várias personalidades, filósofos, escritores, intelectuais e artistas de renome, nacional e internacional, que fizeram parte da vida do homenageado, e contribuíram para o crescimento cultural desta cidade.
Uma aluna do Gastão Guimarães recitou o poema de autoria do homenageado, intitulado "O Ciclo", enquanto que Denise Caribé, juntamente com um grupo de professoras aposentadas daquele educandário, entoaram o "Hino ao Gastão Guimarães", cuja letra também é de autoria de Dival Pitombo.
Foi uma homenagem digna do ilustre patrono que nomeia a cadeira número 4 da Academia.
Ao final da sessão, foi inaugurada a exposição itinerante com a biografia dos onze patronos. Um visual bonito, aliado à riqueza da biografia daqueles personagens que dedicaram suas vidas à causa da educação em Feira de Santana. A exposição foi doada à Academia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), que na oportunidade foi homenageada com o título de Colaborador da Acefs, através do seu diretor professor Heraldo Moraes da Silva. A exposição deverá permanecer na biblioteca do Gastão Guimarães até o dia 14 de outubro, quando será transferida para outro local público.
A presidente da Academia, professora Anaci Paim, em suas palavras finais, convidou a todos para o I Seminário Nacional de Educação a ser realizado em 15 de outubro, Dia do Professor, com o tema "Indicadores de Qualidade da Educação Básica". O Seminário terá a participação dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, do Compromisso Todos pela Educação e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
Prossegue a Academia cumprindo a sua agenda, dentro do Plano de Ação previamente aprovado. A próxima sessão pública está marcada para 27 de novembro, quando a acadêmica Yara Cunha irá apresentar a vida e obra do patrono da cadeira número 1, Alice de Oliveira Costa.
(Com informações de Marilene Carneiro Barreto, secretária da Acefs)

Nenhum comentário: