Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Orquestra do Estado de Mato Grosso toca repertório de Villa-Lobos na quinta-feira

Realização do Sesc
através do projeto Sonora Brasil
de Formação de Ouvintes Musicais


O projeto Sonora Brasil de Formação de Ouvintes Musicais, do Serviço Social do Comércio (Sesc), neste ano tem como tema Heitor Villa Lobos, uma homenagem ao grande compositor brasileiro. Em 2007 foi registrado silenciosamente o 120º ano de seu nascimento, enquanto em 2009 irá registrar o cinqüentenário de sua morte. O ano de 2008 representa então um marco intermediário mais do que propício para o desenvolvimento de iniciativas que sistematize processos de difusão da produção musical do compositor.
Assim, nesta primeira etapa do projeto Sonora Brasil 2008, Feira de Santana vai receber na próxima quinta-feira, 31, a Orquestra do Estado do Mato Grosso, formada por 20 músicos de várias partes do mundo e de diversos estados brasileiros. A orquestra valoriza a cultura mato-grossense em diálogo com a música universal, solidificando um grupo singular, com repertório e timbres únicos.
Esta orquestra é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Votorantim, Bimetal e Nortox, através da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura, e como apoiadores as empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Editora Tanta Tinta, Soul Propaganda e Sistema Fecomércio-Sesc-Senai de Mato Grosso.
A apresentação será às 20 horas, no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim. Ingressos: inteira R$ 6,00 e meia R$3,00 (extensiva a comerciários com carteira do Sesc), estudantes (com carteira), classe artística e servidores do Sistema Fecomércio - Bahia (crachá funcional).
REPERTÓRIO
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
"Bachianas Brasileiras nº 9"
- Prelúdio (Vagaroso e místico)
- Fuga (Poco apressado)
"Bachianas Brasileiras nº 4"
(Adaptação: Leandro Carvalho)
- Prelúdio (Introdução)
- Coral (Canto do Sertão)
- Ária (Cantiga)
- Dança (Miudinho)
"Ciranda das Sete Notas"
Alexandre dos Santos, fagote
Cirandas
(Adaptação: Leandro Carvalho)
- Nesta Rua (Ciranda nº 11)
- Pobre Cega (Ciranda nº 05)
- A Condessa (Ciranda nº 02)
- O Cravo Brigou Com a Rosa (Ciranda nº 04)
"Choro nº 5"
- Alma Brasileira
(Adaptação: Sérgio Barbosa)
"Danças Características Africanas"
- Danças dos Índios Mestiços do Brasil
(Adaptação: Leandro Carvalho)
- Farrapos
- Kankukus
- Kankikis
"Bachianas Brasileiras nº 4 e nº 9"
A motivação para compor as obras do ciclo Bachianas Brasileiras, de acordo com o próprio Villa-Lobos, foi as semelhanças que encontrou entre músicas folclóricas ou populares do sertãobrasileiro e a obra do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).Os movimentos desta série têm constantemente um nome duplo, sendo o primeiro dentro da tradição erudita da música de concerto, como prelúdio, coral e ária, e o segundo correspondendo ao ritmo popular a que se refere, como cantiga e canto do sertão.
A ORQUESTRA E A TURNÊ
A Orquestra do Estado de Mato Grosso foi criada em 2005 e tem crescimento sólido e vigoroso, ano após ano. O projeto Sonora Brasil, do Sesc, desde abril que promove turnê em 78 cidades de 22 estados, principalmente as capitais brasileiras.
A orquestra apresenta um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, em adaptações do maestro Leandro Carvalho. A orquestra já esteve no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com apresentação nesta sexta-feira, 25, vindo para a Bahia, onde termina as apresentações. Neste sábado, 26, em Paulo Afonso; na segunda-feira, 28, em Jequié; na terça-feira, 29, em Vitória da Conquista;na quarta-feira, 30, em Santo Antônio de Jesus; na quinta-feira, 31, em Feira de Santana; e na sexta-feira, 1º de agosto, em Salvador.
O MAESTRO
Para Leandro Carvalho, maestro da orquestra, a turnê é uma espécie de devolução do trabalho de Villa-Lobos para o Brasil. "Estamos percorrendo praticamente todo o país, do litoral ao interior, atravessando regiões não só geográficas, mas também culturais, entrando em contato com esse universo riquíssimo que Villa-Lobos se debruçou ao longo da vida e que inspirou suas obras".
O maestro Leandro Carvalho afirma que o público poderá sentir de perto um grupo que está fazendo concertos praticamente todos os dias. "A sintonia não poderá estar mais fina", garantiu. "É a maior turnê que uma orquestra brasileira já realizou. E ainda por cima, tocando a obra de nosso maior gênio, Heitor Villa-Lobos. As futuras gerações lembrarão desta epopéia que ficará marcada na história do país" concluiu.
Leandro Carvalho foi apontado como um dos dez artistas de maior importância na música clássica da década. O responsável pela indicação foi o "Anuário Viva Música 2008", periódico editado anualmente pela revista de mesmo nome, especializada em música clássica e considerada a mais importante publicação do segmento. Na lista, estão nomes como os dos maestros Roberto Minczuk, Isaac Karabtchevsky e John Neschling, atual regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a maior do país. Também presentes na lista, Alex Klein, ganhador de um prêmio Grammy em 2002, o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Meneses, considerado um dos maiores do mundo.
Com 32 anos, Leandro Carvalho é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação. O que faz da sua experiência algo único no país é a soma de empreendedorismo e sensibilidade na formação de um grupo de músicos profissionais de diversas origens, dispostos a investir no projeto da consolidação de uma orquestra com alto nível técnico e artístico, comprometida com a transformação social e a valorização das referências culturais da região.
(Com informações de Ana Paula Barbosa Gonzaga, orientadora social do Sesc-Feira, e da Assessoria de Comunicação da Orquestra do Estado de Mato Grosso)

Nenhum comentário: