Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 13 de março de 2008

Cia Cuca de Teatro faz 10 anos

Grupo feirense de teatro infantil comemora com "Maria Minhoca"
Divulgação

Texto de Fernanda Carvalho, da Frente & Verso Comunicação Integrada
Em 1998, a cidade de Feira de Santana viu despontar um grupo de jovens atores com uma montagem simples, porém encantadora, inspirada no texto "Maria Minhoca", de Maria Clara Machado. Era o nascimento da Cia Cuca de Teatro. Com o desafio de popularizar a cena teatral no interior do estado e de estimular a formação de novas platéias, o grupo comemora os seus 10 anos com uma festa para convidados neste sábado, dia 15. A apresentação da peça "Maria Minhoca" integra a programação do evento comemorativo que será realizado no Teatro do Cuca, a partir das 16 horas.
“É uma satisfação enorme pode ver o amadurecimento da companhia e contribuir para que Feira de Santana tenha maior visibilidade artística. Dá uma sensação de dever cumprido, mas também de renovação. Hoje, com a nossa experiência, queremos dar um rumo mais maduro para o nosso trabalho, mas sem perder o espírito jovem e a vontade de fazer o melhor possível pelo teatro infantil”, comemora Elizete Destéffani, atriz e produtora da Cia Cuca de Teatro.
O evento marca também o lançamento da quarta edição do projeto "Domingo Tem Teatro", campanha de popularização do teatro para a infância e juventude de Feira de Santana, que terá as atividades retomadas no dia seguinte, 16, com a reestréia da segunda montagem da peça que consagrou o grupo, "Maria Minhoca". Os domingos seguintes do mês "vão deixar Feira ainda mais colorida", com apresentação de outras montagens que marcaram a trajetória do grupo.
Os divertidos personagens mitológicos da "A Flauta de Pã" ressurgirão no palco e no imaginário da platéia mirim no próximo dia 23 de março. No último domingo do mês, 30, será a vez do espetáculo "Só Depende de Nós" ser reapresentado. Todas as apresentações do projeto "Domingo Tem Teatro" acontecerão sempre às 10h30, no Teatro do Cuca.
COMPROMISSO
Mantendo o compromisso de ser uma companhia de teatro socialmente responsável, a trupe abraça mais uma boa causa nesta temporada de março. Na campanha intitulada "Volta às Aulas Solidária" os ingressos que garantirão acesso ao teatro serão trocados por livros, novos ou usados. “Não só vamos estar dando a todos oportunidade de ir ao teatro, como também contribuindo para a educação das crianças em nossa cidade”, destaca Destéffani.
Ainda para este ano, a Cia Cuca de Teatro planeja a estréia de um novo trabalho inspirado também em Maria Clara Machado. “Criamos uma relação de carinho e respeito com as obras de Maria Clara”, acrescenta o diretor artístico, Geovane Mascarenhas. Desta vez, o grupo estréia em agosto uma montagem inspirada no texto "Os Cigarras e Os Formigas". E para "fechar o ano festivo com chave de ouro", a trupe pretende lançar o I Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, no mês de outubro. “Este é um grande sonho e já estamos trabalhando arduamente para realizá-lo. Parcerias já estão sendo firmadas, apoios e patrocínios são bem-vindos. A nossa meta é transformar Feira de Santana em uma vitrine do teatro infantil nacional”, anuncia o diretor de produção, Henrique Motté.
SOBRE "MARIA MINHOCA"
Clássico infantil da literatura teatral brasileira, o texto de Maria Clara Machado, que relembra o clássico “Romeu e Julieta”, ganhou nova roupagem na ótica dos palhaços. O apaixonado Chiquinho Colibri não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca porque seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou um outro destino para a filha: casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel. Não vai ser nada fácil enfrentar o nobre Capitão mas, com a ajuda do palhaço e melhor amigo Pedro Fon Fon, Colibri vai viver uma aventura atrás da outra, aprontar mil e uma peripécias para conquistar pai, filha e o público de todas as idades. Fruto do trabalho de dois anos de pesquisa e experimentação da linguagem do clown, a montagem que arrebatou, em 2004, o Prêmio Caravana Cultural Nordeste e – mais – foi o único espetáculo infantil da Bahia selecionado pela Funarte, através do Ministério da Cultura, continua sendo destaque. Ano passado, a montagem foi agraciada com sete premiações no VIII Festival de Guaçui, no Espírito Santo. Além de ser considerado o melhor espetáculo para a Infância e Juventude (júri popular), "Maria Minhoca" emplacou também no quesito melhor figurino, maquiagem, execução de texto e especial do júri, sem falar nas categorias melhor atriz (Elizete Destéffani) e melhor atriz coadjuvante (Jacy Queiroz), com o excelente desempenho das atrizes baianas em papéis masculinos.

Nenhum comentário: