Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cinema como poder da imagem, poder da palavra

Keira Knightley e James McAvoy em "Desejo e Reparação", até esta quinta-feira
Foto: Divulgação
O leitor Jorge Nunes enviou comentário para o Blog Demais afirmando que “senti falta de uma análise sua mais detalhada do filme ‘Desejo e Reparação’. Vi o filme na terça feira e fiquei impressionado com a deslumbrante fotografia e a soberba interpretação de todo o elenco. Em resumo, um FILMAÇO que, infelizmente, só fica uma semana em cartaz na nossa cidade”.
Pois é, Jorge, realmente “Desejo e Reparação” é um grande filme. Imperdível. É cinema como poder da imagem. Poder da palavra escrita, que é explícita até na trilha sonora, com o barulho das teclas da máquina de escrever fundindo com a música.
Dirigido por Joe Wright, o filme adapta o romance “Atonement” (“Reparação”, no Brasil), de Ian McEwan. O desejo acrescentado ao título no Brasil é mero complemento, mesmo tendo a ver com o que é mostrado na tela.
O filme trata de paixão, sofrimento, mas principalmente sobre culpa e o peso que o sentimento impõe. A reparação tem o significado amplo de redenção. Tudo começa com uma mentira e outra e vem a sucessão de mal-entendidos, que são tão devastadores quanto a guerra, que é pano de fundo da história de amor.
Um dos destaques do filme é o plano seqüência (travelling), de quase seis minutos, em que o personagem Robbie (James McEvoy) e dois companheiros anda pela praia em meio à saída de tropas inglesas e francesas pós-Batalha de Dunquerque (1940), durante a Segunda Guerra Mundial.
O filme está em cartaz somente até esta quinta-feira, 31, no Orient Cineplace, em sessão única, às 20h50. Uma pena que o grande público não prestigie mais filmes como esse.
Indicado ao Globo de Ouro 2008 em sete categorias: Melhor Filme - Drama, Trilha Sonora, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, tendo vencido as duas primeiras.As indicações de “Desejo e Reparação” ao Oscar são: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan, de 13 anos), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

Nenhum comentário: