Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sempre Livre

Coluna de Cristóvam Aguiar

Você sabe como capturar porcos selvagens?Encontrando-se um lugar adequado na floresta e colocando-se algum milho no chão, os porcos vêm todos os dias comer o milho de gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, coloca-se uma cerca em um lado do lugar. Quando eles se acostumam com a cerca, eles voltam a comer o milho e assim, sucessivamente, vai-se colocando cercas até colocar nos quatro lados com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Então fecha-se a porteira e captura-se o grupo todo. Assim, em um segundo, os porcos perdem a liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficam tão acostumados a ele que esquecem como caçar na floresta por si próprios e, por isso, aceitam a servidão. Assim faz o governo que fica espalhando milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos variados, estatutos de "proteção", cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, pagamentos para não plantar, programas de "bem-estar social", medicina e medicamentos "gratuitos", tudo ao custo da perda contínua das liberdades. Devemos sempre lembrar que "não existe almoço grátis" e também que "não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria se você mesmo o fizesse". Finalmente, se você acha certo que políticos e ongueiros tenham mais poder para as classes deles tirarem liberdades e dinheiro dos outros para beneficiar *você* ou "os pobres", então, que Deus o ajude quando trancarem a porteira!

Trancando a porteira
Quando eu observo o comportamento de governantes como Hugo Chavez e Fidel Castro, e ouço falar em terceiro mandato de Lula, eu lembro dessa frase de Voltaire, filósofo e historiador francês:
“Se um príncipe simplesmente punisse e regesse de acordo com o seu bem-estar, seria apenas mais um salteador de estrada ao qual se chama de Sua Majestade”.

Dá pra entender?
No Nordeste há 10 milhões de vítimas da seca. Na Amazônia há 230 mil índios. Os primeiros passam fome, os índios não. Os primeiros passam sede, os índios não. Os primeiros estão subnutridos, os índios não. No entanto, há 350 ONG´s estrangeiras auxiliando os índios e nenhuma auxiliando o Nordeste. A explicação é simples: A Amazônia tem: ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares. O Nordeste não tem tanta riqueza, por isso não há ONGs estrangeiras lá, ajudando aos famintos. Enquanto isso, uma ONG do EUA está gastando milhões de dólares para salvar o mico leão dourado. Por quê?Para entender os fatos supra citados basta ler a frase abaixo: "É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus habitantes aborígines para o desfrute pelas grandes civilizações européias." (Conselho Mundial de Igrejas Cristãs , sediado na Europa,1992) Lute contra o selo verde aqui no Brasil, só compre produtos sem selo verde. Selo verde é a mais nova forma de exploração da nossa Amazônia pelos países ricos!

Árvore
A cidade toda está deslumbrada, e não é para menos, com a belíssima árvore de Natal plantada no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. Ao contrário do que se possa pensar, não foi o governo municipal o pai da criança. A Norcon, uma empresa sergipana, que aqui constrói prédios, foi quem deu o presente natalino à cidade. Quanto às empresas locais...

Futebol
Tem muita gente reclamando que as empresas de Feira de Santana não patrocinam os esportes, principalmente o futebol. O fato é que os empresarios feirenses, que já foram chamados por um grande marketeiro de “comerciantes bem sucedidos”, não entendem patrocínio como investimento, mas como gasto. E essa mentalidade não vai mudar tão cedo. E só pra registrar: Se eles não patrocinam nem uma simples árvore de Natal, muito menos vão patrocinar esportes.

Ousadia
Numa ditadura o mais reles dos aliados do regime se acha no direito de fazer o que bem entender, pois conta com a proteção do ditador. Por isso mesmo vimos essa semana uma deputada da Venezuela agredindo fisicamente, no ar, um apresentador de programa de TV. Ela é aliada do “coroné” Hugo Chavez, o “homi” que manda chover por lá.

Desaforo
Por aqui a coisa tá tomando um rumo parecido. Os aliados do governo Lula não medem conseqüências para fazer valer seus interesses pessoais. Vem da Chapada Diamantina o exemplo mais recente. O escritório do Ibama fechou o “Poço Encantado”, sob a alegação que o mesmo estava sofrendo de “degradação ambiental”. Para quem não sabe, o Poço Encantado é uma das maravilhas da Chapada, situado no município de Iramaia, para onde convergem turistas do mundo inteiro para admirá-lo. O dono do local é um nativo, chamado Miguel, que há mais de trinta anos cuida do Poço Encantado e o explora comercialmente, cobrando um pedágio dos visitantes. Por diversas vezes o Ibama tentou tirar Miguel do negócio criando-lhe toda sorte de obstáculos. Certa vez fizeram-no retirar algumas lâmpadas que ele havia colocado no percurso, que é longo e perigoso, e segue montanha adentro. Miguel usava energia solar, ecologicamente correta, mas nem isso convenceu os fiscais. Agora eles lacraram o Poço porque Miguel, após um acidente com uma turista idosa, construiu alguns degraus de alvenaria nos trechos mais perigosos e difíceis do percurso. É algo mais ou menos assim: “Se não pode ser nosso, não pode ser de mais ninguém”.


_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só, que agora eu vou ali chutar o pau do curral antes que tranquem a porteira.

Nenhum comentário: