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No Domingo de Páscoa

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segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Sondagem de solo para viaduto está sendo feita

O som produzido pela batida do bate-estaca anunciou, na manhã desta segunda-feira, 27, que foi dado o primeiro passo para a construção do viaduto no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com avenida João Durval Carneiro. Os operários iniciaram a sondagem do solo. Retirarão, com sondas de ferro, a terra que vai à rocha. Todo material vai levado para ser analisado em laboratório. Serão feitos estudos em seis pontos específicos.
“Toda obra como esta começa com a parte da segurança. E a sondagem do terreno é que vai servir como base para que se faça a estrutura do viaduto”, afirmou o secretário de Planejamento, Carlos Brito. “Esta é uma das partes mais importantes de todo projeto, que vai mudar para sempre o perfil urbano de Feira de Santana, deixando-a mais moderna e preparada para o futuro”, disse mais.
“A análise vai definir qual o tipo de fundação que vai ser usada aqui, bem como nos levar a conhecer a profundidade do lençol freático”, afirmou Alexandra Vargas, encarregado da sondagem. “Todas as informações serão repassadas para o calculista estrutural, que fará todo estudo e definir qual será o melhor material a ser usado aqui”, completou.
O material é coletado a cada metro perfurado, identificado e colocado em sacos plásticos. A análise laboratorial é feita em Salvador. Estiveram presentes ao início da obra os secretários de Comunicação Social, Anchieta Nery, de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Mário Borges e o superintendente de Trânsito, Antônio Carlos Machado.
Ao todo serão construídos cinco viadutos, até o final do próximo ano, dentro do Projeto de Integração Urbana. O segundo será o do contorno da Cidade Nova. Os outros se localizarão nos cruzamentos entre as avenidas Maria Quitéria/Eduardo Fróes da Motta/Francisco Maia, João Durval Carneiro/Eduardo Fróes da Motta/Ayrton Senna e Getúlio Vargas/Eduardo Fróes da Motta/Nóide Cerqueira.
O investimento total será de R$ 35.882 milhões, com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), entidade sediada em Caracas, Venezuela, com contrapartida do Tesouro Municipal. Os viadutos serão construídos pelo consórcio formado pelas empresas TOP Engenharia e Tranenge, que venceram a licitação pública realizada pela Prefeitura.

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