Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 21 de junho de 2007

"Cidadão Kane" continua como o melhor filme de todos os tempos

Orson Welles e Dorothy Comingore em "Cidadão Kane"

Reprodução

Obra-prima de Orson Welles, “Cidadão Kane”, de 1941, foi eleito mais uma vez o melhor filme de todos os tempos. A escolha é do Instituto Americano de Filmes. O resultado foi divulgado na quarta-feira, 20, em programa especial de televisão de três horas de duração, “Cem Anos, Cem Filmes - Décimo Aniversário”. Somente filmes em língua inglesa fazem parte da lista.
A relação foi feita por um grupo de críticos, historiadores e especialistas. A carreira de “Cidadão Kane” como melhor filme do mundo dura quase cinqüenta anos. A primeira vez que o longa-metragem recebeu o título foi em 1958, durante uma feira de cinema em Bruxelas, na Bélgica.
“Cidadão Kane”, dirigido, escrito, produzido e estrelado por Orson Welles, em sua estréia no cinema, é inspirado na biografia do magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst. Foi indicado a nove Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, incluindo a de melhor filme e melhor direção. Porém, apenas ganhou um prêmio, o de roteiro original.
Completam os dez primeiros títulos da lista de 100: “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, 1972; “Casablanca”, de Michael Curtiz, ; “Touro Indomável”, de Martin Scorsese, 1980; “Cantando na Chuva” (1952), de Gene Kelly e Stanley Donen, 1952; “...E o Vento Levou”, de Victor Fleming, 1939; “Lawrence da Arábia”, de David Lean, 1962; “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, 1993; “Um Corpo Que Cai”, de Alfred Hitchcock, 1958; e “O Mágico de Oz”, de Victor Fleming, 1939.

Nenhum comentário: